16/12/2016

Studio Ghibli e o Masjestoso mundo Animado

Totoro logo Studio Ghibli

Obras primas da animação, carregados de uma riqueza absurda de detalhes e transbordando de emoção em cada cena. Assim pode ser definido cada um dos filmes de animação produzidos pelo estúdio de animação japonês Studio Ghibli, que agradam tanto adultos quanto crianças.

Após o estrondoso sucesso de "Nausicaä do Vale do Vento" (Kaze no Tani no Nausicaä) (1984) e também devido ao fim da Topcraft, o estúdio Studio Ghibli foi fundado em 15 de junho de 1985 pelos grandes mestres Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, com o financiamento de Tokuma Shoten. Mais conhecido por seus filmes de animação, o estúdio também já produziu vários curtas-metragens, comerciais de televisão e um filme para a televisão. O estúdio tem sede em Koganei, Tóquio/Japão.


Oito dos filmes do Studio Ghibli estão entre as 15 maiores bilheterias de filmes de animação feitos no Japão, com "A Viagem de Chihiro" (2001) sendo o maior deles, arrecadando mais de US$ 290 milhões no mundo inteiro.

A Topcraft foi um estúdio de anime japonês criado em 1971 pelo ex-produtor da Toei Animation, Toru Hara. Era famoso por fazer animações à mão para a companhia Rankin/Bass Productions e também por "Nausicaä do Vale do Vento" e "Macross: A Batalha Final" (Macross: Do You Remember Love? - 1984). Após sua dissolução em 15 de junho de 1986, seus ex-animadores formaram outros estúdios, como Pacific Animation Corporation (ThunderCats, Silverhawks), Studio Pierrot (Naruto, Bleach) e o próprio Studio Ghibli, quando a Topocraft foi comprada por Hayao Miyazaki, Toshio Suzuki e Isao Takahata. O fundador da Topcraft, Toru Hara, tornou-se o primeiro gerente do Studio Ghibli.

Totoro pescando

Muitas das obras do Studio Ghibli ganharam o prêmio Animage Anime Grand Prix e quatro ganharam o Prêmio da Academia do Japão (Nippon Academy-sho association) para Animação do Ano. Ao todo já foram cinco o total de filmes indicados ao Oscar nos EUA. "A Viagem de Chihiro" ganhou um Urso de Ouro em 2002 e um Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003, sendo considerado o 10º melhor filme da história do cinema e também o único filme de língua não-inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme de Animação. "Túmulo dos Vagalumes" (1988) é considerado um dos melhores filmes de guerra já feitos.

Em 2010, o Studio Ghibli fez sua primeira participação oficial na indústria de videogames com o magnífico "Ni no Kuni: Dominion of the Dark Djinn" (lit. ), game de rpg single-player desenvolvido e publicado pela Level-5 (Namco Bandai Games na América) para a plataforma Nintendo DS. Na história, os jogadores controlam Oliver, um menino que parte em uma fantástica viagem para salvar sua mãe. As sequências animadas do jogo foram produzidas pelo Studio Ghibli, sendo que o estilo de arte também foi inspirado em outras produções de Studio Ghibli. Em 2011 foi lançada uma versão melhorada deste game para PS3, intitulada "Ni no Kuni: Wrath of the White Witch" (lit. ). Duas adpatações para mobiles foram tam bém produzidas, "Ni no Kuni: Hotroit Stories" em 2010 e "Ni no Kuni: Daibouken Monsters" em 2012.


O mascote do estúdio, é Totoro, um personagem de "Meu Vizinho Totoro" (1988). Em 2001, o Museu Ghibli, um museu dedicado as obras do estúdio, foi inaugurado no Parque Inokashira em Mitaka, Tóquio/Japão.

Studio Ghibli e seus personagens

Em 3 de agosto de 2014, Toshio Suzuki anunciou que o Studio Ghibli estava interrompendo temporariamente a produção após a aposentadoria de diretor e co-fundador Hayao Miyazaki.

Ano  Título
1986 O Castelo no Céu (Tenkû no Shiro Rapyuta)
1988 Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka)
1988 Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro)
1989 O Serviço de Entregas da Kiki (Majo no Takkyubin)
1991 Memórias de Ontem (Omohide Poro Poro)
1992 Porco Rosso - O Último Herói Romântico (Kurenai no buta)
1993 "Eu Posso Ouvir o Oceano" (Umi ga Kikoeru)
1994 Pom Poko - A Grande Batalha dos Guaxinins (Heisei Tanuki Gassen Ponpoko)
1995 "Sussuros do Coração" (Mimi wo sumaseba)
1997 Princesa Mononoke (Mononoke-hime)
1999 "Meus vizinhos: Os Yamadas" (Hohokekyo Tonari no Yamada-kun)
2001 A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi)
2002 O Reino dos Gatos (Neko no Ongaeshi)
2004 O Castelo Animado (Howl no Ugoku Shiro)
2006 Contos de Terramar (Gedo Senki)
2008 Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no Ue no Ponyo)
2010 O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arietti)
2011 Da Colina Kokuriko (Kokuriko-zaka Kara)
2013 Vidas ao Vento (Kaze Tachinu)
2013 O Conto da Princesa Kaguya (Kaguya-Hime no Monogatari)
2014 As Memórias de Marnie (Omoide no Marnie)
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2020 Artes e Mitos • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top