Mergulhando na Mitologia Irlandesa, o game arpg single player Folklore da Game Republic apresenta uma linda e rica arte gráfica, além de uma comovente trilha sonora, para retratar o misterioso Outro Mundo Celta (Celtic Otherworld ou Paraísos Celtas) e seus habitantes fantásticos, as criaturas e espíritos chamados de Folks.
Funcionando num estilo de conto de fadas, o enredo do jogo Folklore é centrado na jovem Ellen e no jornalista do ocultismo Keats, que, apesar de possuírem tramas e perspectivas diferentes, precisam juntos desvendar o mistério que a pitoresca vila de Doolin esconde, algo que só pode ser resolvido buscando as memórias dos mortos no interior do perigoso e folclórico Mundo Inferior (Netherworld). E dessa forma, o jogo se divide em dois mundos, permitindo ao jogador usar um dos dois protagonistas principais para explorar, por meio de uma visão em terceira pessoa, o mundo real, que fica situado na pequena vila irlandesa de Doolin, à beira-mar, e o outro mundo (Netherworld), mais fantástico, que é habitado por criaturas e espíritos folclóricos e que se divide em sete regiões diferentes.
Keats é jornalista de uma revista oculta (Unknown Realms) que é atraído
para Doolin pelo telefonema de uma aflita mulher ameaçada pela entidade Faerys. |
Enquanto em Doolin, os personagens são incapazes de se envolver em combate ou utilizar suas habilidades, ficando limitados a explorar os locais da vila e interagir com seus habitantes, o que envolve pesquisas diversas e pequenos puzzles que progridem na história principal e funcionam como um hub que interligam o mundo real com o Mundo Inferior. Quando adentram o Netherworld, a ação começa para valer, pois os personagens poderão combater os Folks e capturar suas almas ao derrotá-los para então usá-las nos próximos combates. Enquanto Ellen utiliza Folks voltados para uma estratégia básica e defensiva, Keats foca em Folks para o uso de força bruta e pesada.
Na mitologia irlandesa, o Outro Mundo tem vários nomes e vários lugares dentro dele, incluindo Tír na nÓg ("terra da juventude") e Mag Mell ("planície de prazer"). Ele é descrito como um reino sobrenatural, a morada dos deuses (Tuatha Dé Danann), onde o tempo se move de maneira diferente. E para alcançá-lo, seria necessário entrar em um Sídhe ("habitações do Outro Mundo"). O mito irlandês retrata também a existência de outro reino sobrenatural, chamado de Tech Duinn ("Casa de Donn" ou "Casa do Escuro"), e acredita-se que as almas dos mortos viajavam para lá, talvez para permanecer para sempre, ou talvez antes de chegar ao seu destino final no Outro Mundo, ou antes de reencarnar.
O objetivo final de Folklore é alcançar o núcleo do Mundo Inferior e "consertá-lo". |
Também chamado de "FolksSoul: The Lost Folklore", Folklore é um exclusivo da Sony para PlayStation 3 que foi lançado em junho/2007 no Japão (outubro/2007 nos EUA), sendo desenvolvido pela extinta Game Republic, tendo Yoshiki Okamoto e Takashi Shono como diretores, Yoshiki Okamoto e Kouji Okada na produção, com artes de Kohei Toda e Chichiro Matsukura, roteiros de Hidehisa Miyashita e trilha sonora por Kenji Kawai, Shinji Hosoe, Ayako Saso e Hiroto Saitoh.
Mas, o que poucos sabem é que Folklore na verdade teria o título de "Monster Kingdom: Unknown Realms" e serviria como um complemento para "Monster Kingdom: Jewel Summoner" (2006) da empresa Gaia. Entretanto, devido ao fracasso de venda do MK: Jewel Summoner, além da Sony substituir a empresa Gaia pela Game Republic (a Gaia permaneceu fazendo o design das criaturas), ela ainda alterou o nome do jogo para Folklore. Vale salientar que, muitas das criaturas que encontramos em Folklore, veremos também no game da Gaia "Coded Soul: Uketsugareshi Idea" (2008), uma vez que as criaturas eram dessa empresa.
Belgae e o Espantalho ajudam os protagonistas em sua missão. |
Folklore foi um jogo de fantasia inovador e épico para sua época, retratando o folclore de uma maneira que agradava e encantava. Os desenvolvedores acertaram em cheio ao fazerem uso pleno do sensor de movimentos de 6 eixos (SIXAXIS) do controle do PS3 na captura de almas, sendo bem aceito pela crítica com críticas favoráveis no Metacritic e marcando 33 dos 40 pontos no Famitsu (Japão), chegando a ser incluído na lista "52 Games We'll Still Be Playing From 2007".
Contudo, Kevin VanOrd (GameSpot) apontou que o trabalho de voz fora das cenas CGI ficou fraco e que isso dificultou a entrega da história do game. Apesar de ser uma relíquia, Folklore acabou tendo fracas vendas, o que causou o cancelamento de sua sequela (Folklore 2) pela empresa Game Republic para PSP.
Contudo, Kevin VanOrd (GameSpot) apontou que o trabalho de voz fora das cenas CGI ficou fraco e que isso dificultou a entrega da história do game. Apesar de ser uma relíquia, Folklore acabou tendo fracas vendas, o que causou o cancelamento de sua sequela (Folklore 2) pela empresa Game Republic para PSP.
Ellen é jovem estudante universitária que é atraída para Doolin através de uma carta de sua mãe supostamente morta. |
Imagem de Coded Soul: Uketsugareshi Idea. |
Imagem de Monster Kingdom: Jewel Summoner. |
0 comentários:
Postar um comentário