20/03/2020

Folklore - O Mundo dos Mortos

Arte de Folklore

Mergulhando na Mitologia Irlandesa, o game arpg single player Folklore da Game Republic apresenta uma linda e rica arte gráfica, além de uma comovente trilha sonora, para retratar o misterioso Outro Mundo Celta (Celtic Otherworld ou Paraísos Celtas) e seus habitantes fantásticos, as criaturas e espíritos chamados de Folks.

Funcionando num estilo de conto de fadas, o enredo do jogo Folklore é centrado na jovem Ellen e no jornalista do ocultismo Keats, que, apesar de possuírem tramas e perspectivas diferentes, precisam juntos desvendar o mistério que a pitoresca vila de Doolin esconde, algo que só pode ser resolvido buscando as memórias dos mortos no interior do perigoso e folclórico Mundo Inferior (Netherworld). E dessa forma, o jogo se divide em dois mundos, permitindo ao jogador usar um dos dois protagonistas principais para explorar, por meio de uma visão em terceira pessoa, o mundo real, que fica situado na pequena vila irlandesa de Doolin, à beira-mar, e o outro mundo (Netherworld), mais fantástico, que é habitado por criaturas e espíritos folclóricos e que se divide em sete regiões diferentes.

Keats Folklore
Keats é jornalista de uma revista oculta (Unknown Realms) que é atraído para Doolin
pelo telefonema de uma aflita mulher ameaçada pela entidade Faerys.
Enquanto em Doolin, os personagens são incapazes de se envolver em combate ou utilizar suas habilidades, ficando limitados a explorar os locais da vila e interagir com seus habitantes, o que envolve pesquisas diversas e pequenos puzzles que progridem na história principal e funcionam como um hub que interligam o mundo real com o Mundo Inferior. Quando adentram o Netherworld, a ação começa para valer, pois os personagens poderão combater os Folks e capturar suas almas ao derrotá-los para então usá-las nos próximos combates. Enquanto Ellen utiliza Folks voltados para uma estratégia básica e defensiva, Keats foca em Folks para o uso de força bruta e pesada.

Na mitologia irlandesa, o Outro Mundo tem vários nomes e vários lugares dentro dele, incluindo Tír na nÓg ("terra da juventude") e Mag Mell ("planície de prazer"). Ele é descrito como um reino sobrenatural, a morada dos deuses (Tuatha Dé Danann), onde o tempo se move de maneira diferente. E para alcançá-lo, seria necessário entrar em um Sídhe ("habitações do Outro Mundo"). O mito irlandês retrata também a existência de outro reino sobrenatural, chamado de Tech Duinn ("Casa de Donn" ou "Casa do Escuro"), e acredita-se que as almas dos mortos viajavam para lá, talvez para permanecer para sempre, ou talvez antes de chegar ao seu destino final no Outro Mundo, ou antes de reencarnar.

Arte de Folklore
O objetivo final de Folklore é alcançar o núcleo do Mundo Inferior e "consertá-lo".

Também chamado de "FolksSoul: The Lost Folklore", Folklore é um exclusivo da Sony para PlayStation 3 que foi lançado em junho/2007 no Japão (outubro/2007 nos EUA), sendo desenvolvido pela extinta Game Republic, tendo Yoshiki Okamoto e Takashi Shono como diretores, Yoshiki Okamoto e Kouji Okada na produção, com artes de Kohei Toda e Chichiro Matsukura, roteiros de Hidehisa Miyashita e trilha sonora por Kenji Kawai, Shinji Hosoe, Ayako Saso e Hiroto Saitoh.

Mas, o que poucos sabem é que Folklore na verdade teria o título de "Monster Kingdom: Unknown Realms" e serviria como um complemento para "Monster Kingdom: Jewel Summoner" (2006) da empresa Gaia. Entretanto, devido ao fracasso de venda do MK: Jewel Summoner, além da Sony substituir a empresa Gaia pela Game Republic (a Gaia permaneceu fazendo o design das criaturas), ela ainda alterou o nome do jogo para Folklore. Vale salientar que, muitas das criaturas que encontramos em Folklore, veremos também no game da Gaia "Coded Soul: Uketsugareshi Idea" (2008), uma vez que as criaturas eram dessa empresa.

Belgae Folklore Espantalho Folklore
Belgae e o Espantalho ajudam os protagonistas em sua missão.

Folklore foi um jogo de fantasia inovador e épico para sua época, retratando o folclore de uma maneira que agradava e encantava. Os desenvolvedores acertaram em cheio ao fazerem uso pleno do sensor de movimentos de 6 eixos (SIXAXIS) do controle do PS3 na captura de almas, sendo bem aceito pela crítica com críticas favoráveis no Metacritic e marcando 33 dos 40 pontos no  Famitsu (Japão), chegando a ser incluído na lista "52 Games We'll Still Be Playing From 2007".

Contudo, Kevin VanOrd (GameSpot) apontou que o trabalho de voz fora das cenas CGI ficou fraco e que isso dificultou a entrega da história do game. Apesar de ser uma relíquia, Folklore acabou tendo fracas vendas, o que causou o cancelamento de sua sequela (Folklore 2) pela empresa Game Republic para PSP.
Ellen Folklore
Ellen é jovem estudante universitária que é atraída para Doolin
através de uma carta de sua mãe supostamente morta.

Folklore gameplay

Folklore gameplay

capa de Coded Soul: Uketsugareshi Idea
Imagem de Coded Soul: Uketsugareshi Idea.

Folk

Arte de Folklore

capa de Monster Kingdom: Jewel Summoner
Imagem de Monster Kingdom: Jewel Summoner.

Arte de Folklore

Arte de Folklore

Arte de Folklore

Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2020 Artes e Mitos • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top