Gantz (ou Gantsu) é uma série de mangá japonês de ação, sci-fi e horror que foi escrita e ilustrada pelo artista japonês Hiroya Oku, também responsável por outras famosas obras como HEN e Inuyashiki, que contém violência explícita, gore e conteúdo sexual. O mangá conta a história de Kei Kurono e Masaru Kato, que morreram num acidente de trem e se tornaram parte de um "jogo" semipóstumo em que eles e várias outras pessoas também falecidas recentemente são forçadas a caçar e matar alienígenas nas ruas de Tóquio, podendo para isso fazer uso de armas e de um punhado de itens, equipamentos futurísticos e vestimenta especial. Oku revelou que, entre as obras que lhe inspiraram a criar não apenas Gantz mas também seus outros trabalhos, constam o filme sci-fi De Volta para o Futuro (1985), a série japonesa de drama Hissatsu (1972-1973) e a novela americana sci-fi Immortality, Inc. (1959).
Uma atenção especial deve ser dada ao responsável pelo "jogo". O Gantz é uma grande e enigmática esfera preta que funciona em simbiose com um ser humano, que fica em seu interior usando uma máscara de respiração e fios presos na cabeça. O Gantz demostra possuir total controle de tempo e espaço, eliminando imediatamente quem desobedece às regras do "jogo" e fornecendo todos os itens que jogadores possam precisar para completar a missão. Estes jogadores também são chamados de caçadores ou gantzers. Ao final de cada jogo, o Gantz informa o desempenho de cada caçador e os pontua. Para o gantzer que sobrevive em cada jogo, essa pontuação vai cumulando até chegar ao total de 100 pontos, momento no qual este terá acesso ao "menu de 100 pontos". Neste menu, existem três opções:
- Opção 1: O participante pode retornar à sua vida normal, nunca mais precisando ser convocado pelo Gantz novamente. Com efeito, suas memórias sobre o Gantz e sobre as missões serão apagadas.
- Opção 2: O participante obtém uma arma única e extremamente poderosa.
- Opção 3: O participante pode reviver alguém que morreu durante uma missão de Gantz. (Esta opção apareceu a meio da série)
[ALERTA DE SPOILER] Ao longo da história, são encontrados alguns veteranos que, inclusive, já alcançaram os 100 pontos várias vezes, mas que gostaram do "jogo" de tal forma que preferiram permanecer e apenas adquirir poderosos itens. Posteriormente, a história sobre a esfera Gantz é revelada pelo personagem Nishi Joichiroui, que alega que existem várias dessas esferas espalhadas pelo mundo e que elas foram criadas por alemães com base em informação alienígena. Noutro episódio, é revelado que muito embora o "jogo" seja na verdade é um grande reality show para milionários, a tecnologia Gantz é a única arma que a humanidade possui para salvar a Terra da invasão alienígena, também chamada de catástrofe. Vale salientar que, além dos alienígenas, que são os inimigos mais comuns dos caçadores, os principais rivais do Gantz são os vampiros, humanos modificados com nanotecnologia. [ALERTA DE SPOILER]
O mangá Gantz foi serializado na revista Weekly Young Jump da editora Shueisha em julho de 2000 até agosto de 2013, sendo que os capítulos do mangá ficaram divididos em três fases: Fase 1 (1-237); Fase 2 ou Katastrophe (238-303); e Fase 3 (304-383). O agrupamento destes capítulos formou 37 volumes, lançados pela Shueisha apartir do ano 2000 no Oriente. A publicação em inglês ficou por conta da editora Dark Horse Comics e aqui pela Panini Comics, ambas em 2007.
Um spin-off, intitulado GANTZ: G, foi serializado na revista Miracle Jump da Shueisha entre novembro de 2015 e março de 2017, sendo escrito por Oku e ilustrado por Keita Iizuka. Ele traz um novo arco ao mangá, mostrando uma nova partida do Gantz com um grupo inteiro de alunos vítimas de um acidente no ônibus do colégio. Esse spin-off lembra muito o filme Battle Royale. Ele contém três volumes e contém duas partidas de Gantz.
Três one-shot foram criadas e ilustradas por Oku Hiroya: GANTZ/OSAKA, que mostra as histórias da equipe de Osaka; GANTZ/NISHI, que acompanha o personagem Nishi Joichirou em seu tempo livre; e Gantz in Moto, em qual o brilhante Hiroya Oku contando a história sobre como ele entrou começou a criar mangas e quais filmes o influenciaram.
No ano de 2004, Gantz recebeu uma adaptação de anime, produzida pelo estúdio Gonzo e dirigida por Ichiro Itano, possuindo 26 episódios, sendo exibida no Japão pela Fuji TV (1-13) e AT-X (14-26), pela Anime Network nos EUA e pela Animax no resto da Asia e Brasil. O anime Gantz teve duas temporadas - First Stage e Second Stage - e, similar ao mangá, é conhecido por sua violência pesada e conteúdo sexual, tendo, inclusive, várias cenas censuradas em algumas distribuições.
Além do mangá e anime, a franquia Gantz já produziu:
Filmes Live-action:
Gantz (2011)
Another Gantz (2011)
Gantz: Perfect Answer (2011)
Filmes CGI:
Gantz: O (2016)
Novel:
Gantz/Minus (2009)
Gantz/EXA (2011)
Video Games:
Gantz: The Game (2005 - PS2)
Gantz/Burst (mobile)
Gantz Mobile Mission (mobile)
Gantz Xaos (mobile)
Livros:
Gantz/Manual (2004)
Gantz/Manual Remix (2011)
0 comentários:
Postar um comentário